Pão engorda?

PÃO
.

Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados, como fraqueza, mal-estar, desidratação, perda de massa magra, menor resistência a infecções, dentre outros problemas. Para o bom funcionamento do organismo, 50 a 60% das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos.

.
Maria Ramos do site www.invivo.fiocruz.br fala sobre o PÃO.
Saiba a importancia,seu valor nutritivo,saiba se engorda e muito mais.
Comentarios de Maria Ramos:
Que o pão faz parte do dia-a-dia do brasileiro todo mundo sabe. Geralmente o café da manhã não começa sem ele. Mas será que o pão tem valor nutritivo? Ele é importante para a nossa saúde? Quem quer emagrecer deve cortar o pão da dieta? Qual a melhor opção: pão branco ou integral? E o que é este tal de glúten que vem escrito na embalagem? Ele faz mal?
Ufa! São realmente muitas dúvidas, não? Apesar de o pão estar na mesa do brasileiro há mais de 200 anos, as pessoas, em geral, sabem muito pouco sobre ele.
A importância do pão
Pães, assim como massas, batatas, mandioca e cereais, são alimentos ricos em carboidratos. Geila Felipe, nutricionista da Fiocruz e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da região Sudeste, explica que os carboidratos são a base da nossa alimentação e a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa.
Uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados, como fraqueza, mal-estar, desidratação, perda de massa magra, menor resistência a infecções, dentre outros problemas. Para o bom funcionamento do organismo, 50 a 60% das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos.
Afora isso, o pão tem uma importância cultural e religiosa muito grande. “Ele está associado ao ato de compartilhar, ao momento em que a família se reúne pela manhã e aproveita para conversar”, defende a nutricionista.
Pão engorda?
O pão, por si só, não engorda. O que engorda é o consumo excessivo de carboidratos, bem como de qualquer outro macronutriente, como proteínas e gorduras. A nutricionista Geila Felipe explica que é errado pensar que os carboidratos devam ser cortados da dieta de quem quer emagrecer. O importante, segundo ela, é não exceder os valores recomendados.
Entretanto, uma dica importante para quem quer perder peso é que existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os simples estão presentes nos alimentos de sabor adocicado, como mel, geleia, leite, açúcar e frutas. Já pães, massas, arroz, cereais, batata, mandioca e farinha pertencem ao grupo dos carboidratos complexos.
Quem quer emagrecer, deve preferir uma alimentação equilibrada, composta por verduras, legumes, frutas, feijões e carboidratos complexos integrais. Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente e, por isso, dão uma sensação maior de saciedade, além de conterem fibras que ajudam a regular o intestino. Neste caso, o pão integral pode ser uma opção melhor do que o pão branco.
Quanto aos carboidratos simples, devem ser consumidos esporadicamente e com moderação. Para perder peso, o ideal é evitar alimentos como doces, chocolates e guloseimas em geral. A exceção fica para as frutas e o leite, que devem ser consumidos, uma vez que são fonte de fibras (no caso das frutas), vitaminas e minerais.Praticantes de atividades físicas, com duração superior a uma hora, devem priorizar a ingestão de carboidratos antes, durante ou após a atividade. Já quem não pratica exercícios deve controlar a quantidade de carboidratos, especialmente no período noturno, em que o metabolismo do corpo fica mais lento.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PÃO:
1 – Devemos ingerir este alimento todos os dias?
Os cereais, onde se inclui o pão, estão na base da pirâmide alimentar. Este alimento é uma fonte generosa de vitaminas, sais minerais, fibras e hidratos de carbono complexos (amido). No fundo, o fato destes serem liberados lentamente no sangue, na forma de açúcares simples, cria uma sensação de saciedade prolongada, evitando que ande sempre a beliscar.
2- Mas o pão não engorda?
Por si só não engorda. O que engorda é o consumo excessivo de hidratos de carbono, proteínas e gorduras. É essencial existir um equilíbrio entre aquilo que ingere e o que gasta, em termos energéticos. Por isso, não abuse e tente ao máximo variar no tipo de pão que consome.
3 – O pão branco tem menos calorias?
Apesar de ser de mais fácil digestão, a verdade é que tem, geralmente, mais calorias que os pães feitos com farinhas integrais. Isto acontece porque o pão branco tem menos fibras na sua composição.Apesar de, em termos calóricos, nem sempre ser uma diferença significativa, o pão branco perde uma parte importante da sua riqueza nutricional.
4 – Como sei qual é o nutricionalmente mais rico?
O pão mais escuro é normalmente o melhor, dado que a farinha é menos processada (refinada) retendo por isso mais nutrientes (proteína vegetal, vitaminas, sais minerais), benéficos para a saúde. Se optar por fazer o pão em casa, pode ainda enriquecê-lo com cereais, frutos secos ou sementes.
5 – Devo só ingerir pão integral se estou em dieta?
Não existem alimentos que façam emagrecer. Em termos de calorias, a verdade é que o pão integral tem a mesma quantidade de calorias que o pão branco. Porém, este tipo de pão tem a vantagem de ser rico em fibras, o que garante a saciedade por mais tempo e melhora o funcionamento do intestino.
6 – O pão feito nas máquinas do pão é menos nutritivo do que o industrial?
Pelo contrário. Uma das vantagens da máquina de fazer pão é que pode escolher a farinha que quiser, utilizar menos fermento ou mesmo adicionar os ingredientes que desejar, tornando o seu pão mais nutritivo.
7 – O pão industrial tem muito sal?
Sim. Em média, uma fatia de pão, integral ou não, tem cerca de 125mg de teor de sódio. O ideal é reduzir essa quantidade para 5 gramas de sódio por dia (12gramas de sal). A opção pode passar por fazer o seu próprio pão e, desta forma, controlar a quantidade que ingere.
8 – O pão tem colesterol?
A quantidade de colesterol presente no pão é mínima (inferior a 5mg/100g). Porém este valor aumenta em função do que lhe adicionar, bem como das quantidades. Prefira as gorduras vegetais, produtos magros, ou doces sem açúcar adicionado e seja regrado.
.
Tabela de Calorias médias de Pães
Baby Pulmann 1 fatia 75
Baguete 1 fatia 70
Baguete com gergelim 1 fatia 82
Bisnaguinhas Nutrella 1 unidade 60
Bisnaguinhas Panco 1 unidade 45
Bisnaguinhas Pullman 1 unidade 66
Brioche 1 unidade 210
Broa de Milho 1 unidade 150
Broa de Fubá 1 unidade 60
Ciabata 1 fatia 150
Croissant 1 unidade 120
Panetone caseiro sem glacê 1 fatia (100 g) 324
Panetone caseiro com glacê 1 fatia (100 g) 293
Pão de aipim 1 fatia 74
Pão de batata 1 unidade (30g) 135
Pão de Centeio Nutrella 1 fatia 72
Pão Diet de aveia Pullman 1 fatia 62
Pão Diet de aveia Wickbold 1 fatia 66
Pão Diet de trigo Pullman 1 fatia 68
Pão doce com frutas 1 fatia 220
Pão de forma Panco 1 fatia 70
Pão de forma Pullman 1 fatia 74
Pão de forma Nutrella 1 fatia 100
Pão de forma Vita Plus 1 fatia 67
Pão de forma Wickbold 1 fatia 52
Pão francês 1 unidade 180
Pão de hamburguer PlusVita 1 unidade 168
Pão de hamburguer Pullman 1 unidade 180
Pão de hot-dog Plus Vita 1 unidade 168
Pão de leite Nutrella 1 fatia 62
Pão de leite Panco 1 fatia 70
Pão de leite Pullman 1 fatia 75
Pão Light Nutrella 1 fatia 42
Pão de mel 1 unidade 91
Pão de queijo Forno deMinas 1 unidade 68
Pão de queijo Otker 1 unidade 77
Pão de queijo Yoki 1 unidade 107
Fonte:  musclereport.blogspot.com

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*